logo-mini

Inaugurando nossa sessão de artigos, foi convidado o amigo e irmão de coração Danilo Ramos, gênio da música, gênio de ser humano. Tudinho para vocês que curtem nosso trabalho na PerSolutio, preparem-se para fortes emoções!

FELIZ SER HUMANO NOVO ! ! !

Às pessoas mais importantes da minha vida…

Difícil começar a distribuir votos de feliz ano novo com uma negação. Mas eu me atrevo a perguntar a cada um de nós: do jeito que a coisa anda, o que 2015 vai trazer de diferente? NADA.

Enquanto você depositar a sua vida em suas desculpas, no além ou em algum golpe de sorte, sua vida estará fadada ao nada. Eu penso que crescer é melhor que o nada. Cair também é melhor que o nada, porque ninguém vive caído. É da natureza humana se levantar e se lançar a novos desafios. Não há nada pior na vida das pessoas do que acontecer o NADA. Portanto, não fique acreditando que este 365 dias que se aproximam serão melhores se você não fizer NADA. E pior: se ficar reclamando da vida, enxergando NADA em tudo, colocando a culpa de todas as mazelas que acontecem em sua vida nos outros, você estará fadado ao NADA ETERNO. E será uma tragédia, um NADA. E ninguém te enxergará com os olhos que você quer. E você continuará vivendo uma vida infantil, de SONHO, de FANTASIA, como uma criança, mas com a diferença de que você está consciente de tudo o que está acontecendo, mas só não quer agir por medo, por insegurança, porque tudo que é novo desafia e te coloca em situações jamais vividas. Isso amedronta ! E você não pode se deixar vencer por isso. Você não pode se conformar em levar uma vida medíocre, comum, se reduzindo àquilo que esperam de você. Não ! Vá ! Surpreenda ! Arrisque ! Se mova ! Se bata ! Pare ! Pense ! Renasça ! Mostre suas forças ! Você é muito mais forte do que imagina e muito mais sensível do que parece.

Enfrente seus medos ou você morrerá um grão de areia por dia e ao final de poucos anos terá deixado de viver e enxergar as oportunidades e as pessoas incríveis que surgiram no teu caminho.

De conhecimento, a humanidade ainda é um feto. De amor, doação, união e amizade, então, não estamos nem na bolsa escrotal do universo.

Por isso, o que eu desejo não é um feliz ano novo, mas um FELIZ SER HUMANO NOVO ! ! ! E se você decidir assim proceder no dia 15 de Abril, 08 de Julho ou 31 de Outubro, assim será. E talvez o mero simbolismo da data de hoje possa te chacoalhar a ponto de você encontrar forças para reagir de tudo aquilo que te faz mal.

Não há uma bola de cristal para se saber o que desejar no ano novo que se inicia. Vejo algumas pessoas dizendo: muita paz, muita fartura, sucesso, etc… Se a vida da pessoa estiver um marasmo só? Mais paz pra quê? Para ela ver o tempo passar pela janela? Não seria mais adequado a esta pessoa um turbilhão de emoções, para que ela aprenda a lidar com suas angústias e se renove? E se a pessoa tiver alcançado um sucesso a ponto de ele subir à cabeça, fazendo com que a pessoa esqueça de suas origens? Não seria mais adequada a queda, para que ela possa rever conceitos e abrir as portas de sua vida ao mundo?

Neste sentido, desejo a todos apenas um FELIZ SER HUMANO NOVO !

Que cada um consiga se superar, crescer e levar ao próximo aquilo que ele precisa, tratando-o da mesma forma como gostaria de ser tratado e fazendo a sua parte para melhorar o mundo que te cerca.

Sou um cara de princípios. Acho que como seres humanos falíveis e cumpri-los é impossível ! Mas vamos juntos no caminho. Acredito que ler isso todos os dias me faz um bem enorme e deve fazer bem a todos. Eis:

01. Procure fazer aos outros o que quer que façam com você, pois o respeito e o bom senso aumentam as chances de se ser bem sucedido em qualquer tipo de relação.

02. Procure esforçar-se ao máximo para se adaptar a qualquer ambiente, pois o mundo não vai parar para olhar para o seu umbigo. Acorde ! ! ! Você não é o centro do universo !

03. Procure não cobrar do outro aquilo que ele não pode te dar. Assim, não alimentamos falsas expectativas em relação ao próximo. Da mesma forma, não prometa o que sabe que não poderá cumprir. Procure cumprir seus objetivos SEMPRE no período combinado ! Salvos imprevistos, o atraso é a manifestação clara do egoísmo, pois significa mais atenção ao nosso tempo do que ao tempo do outro. Não é justo fazer o outro pagar por problemas que são exclusivamente seus! Portanto, aprenda primeiro a saber o que esperar de si mesmo ! O autoconhecimento é a grande chave para sermos verdadeiros conosco e com o nosso semelhante.

04. Procure não invadir os limites de ninguém, pois todos temos o direito a um espaço impenetrável, à total e necessária solidão e essa paz não pode ser prejudicada em hipótese nenhuma.

05. Procure ouvir mais do que falar, não importa a circunstância, pois ouvir ainda é a melhor forma para a obtenção de parâmetros necessários ao nosso crescimento pessoal.

06. Não tenha nenhum tipo de preconceito, em hipótese alguma ! Preto ou Branco, Rico ou Pobre, Homo, Bi ou Heterossexual, Católico ou Espírita, Pagodeiro ou Jazzista ! Tudo o que está estabelecido pela sociedade contemporânea não vem de Deus, mas dos homens ! Ou você acha mesmo que Deus não te amaria incondicionalmente, como você realmente é? Que Deus é este?

07. Dê um voto de confiança antes de dar descrédito a um desconhecido, pois as melhores amizades acontecem ao acaso e gente desconfiada demais é gente fraca e insegura.

08. Se não sabe falar sobre algo, cale-se ! Não há algo mais arrogante (e hilário) do que ver pessoas mentindo compulsivamente sobre aquilo que não têm conhecimento.

09. Quando perceber que alguém é invejoso, vaidoso, ou que te especula ou se compara contigo o tempo todo, afaste-se ! A inveja e a vaidade são as piores doenças da humanidade ! Particularmente, odeio ser comparado, desdenho disputas pessoais e atmosferas assim implicarão em incompatibilidade de futuro ! Além disso, é péssimo estar com gente que repete “eu” o tempo todo ! Pense bem: pra quê autoafirmação para quem está seguro sobre seu brilho próprio?!

10. Sempre que possível, procure resolver os seus problemas sozinho antes de procurar ajuda, pois pode ser egoísmo tirar o sossego das outras pessoas por pouco. Não se trata de orgulho, mas apenas criarmos espaço para que aprendamos a vencer nossos medos sozinhos.

11. Preze por uma vida saudável, ingerindo o menor número de toxinas possível, fazendo exercícios físicos regularmente, dormindo bem e trabalhando somente o necessário. Não trabalhe nos fins de semana e nunca leve trabalho para a casa !

12. Na dúvida para tomar uma atitude, prefira esperar do que agir por impulso. Mais vale a perda de uma oportunidade do que um tiro mal dado, cujo remorso pode ser eterno.

13. Procure não construir inimizades por onde quer que você passe. Embora certas pessoas nunca se tornarão verdadeiros amigos, se voltar contra elas só lhe trará dor de cabeça… Prefira ignorá-las, seguindo adiante, apostando em relações mais compatíveis !

14. Procure enxergar sempre o lado bom das coisas. O que é aparentemente ruim, pode ser surpreendentemente bom, se for encarado com coragem, otimismo e bom humor !

15. Diminua o seu tempo em frente da televisão ! Este aparelho nos escraviza, se for mal usado ! Ao invés dela, curta um bom livro, uma nova atividade, um bom papo com um amigo, um passeio ao ar livre, momentos de meditação…

Acredito que, mesmo falhando às vezes, se fizermos um esforço diário para lembrarmos destes princípios, viveremos mais felizes e em paz !

FELIZ SER HUMANO NOVO A TODOS ! ! !

Danilo Ramos

Danilo Ramos é Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas em 1999, com habilitação plena em Piano. É mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Concluiu Pós-doutorado em Cognição Musical pela Université de Bourgogne no LEAD – Laboratoire d’Études d’Apprentissage et du Développement, em Dijon, França sob supervisão de Emmanuel Bigand. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, coordenador do Programa de Pós-graduação em Música da mesma universidade e pesquisador em Cognição Musical, com foco de investigação centrado no estudo das emoções desencadeadas pela música e no estudo do aprendizado da expressividade musical, ambos realizados por meio da análise dos processos psicológicos envolvidos na comunicação emocional entre compositor, intérprete e ouvinte no repertório musical brasileiro. É fundador do LACOM (Laboratório de Cognição Musical) e do GRUME (Grupo de pesquisa sobre Música e Emoção – blog: https://grumeufpr.wordpress.com), ambos do Departamento de Artes da UFPR.


2 comments

    • Dirce Helena-
    • 20 de fevereiro de 2015 at 13:46-
    • Responder

    Fantástico !!!!!

    • Fernanda Simão-
    • 20 de fevereiro de 2015 at 14:28-
    • Responder

    Ótima reflexão! Como sempre, o Danilo consegue ser expressivo em palavras assim como em sua música. Acredito muito que somos os únicos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas, culpar o outro pela nossa infelicidade realmente é pensar pequeno. Tenho trabalhado muito com minhas emoções e afirmo que, assumir minha responsabilidade sobre elas está sendo o melhor remédio para a cura de meus medos…. Em busca de UM SER HUMANO NOVO (ex-aluna de Danilo Ramos, Fernanda Simão)

Deixe seu comentário